Jaguar Forum banner

Software Jaguar OBD2

24K views 10 replies 6 participants last post by  Lost it  
#1 ·
O que as pessoas estão usando para conectar um laptop à ECU? Existe algum software específico da Jaguar ou é apenas genérico?

#2 ·
Mangusto (ou mangoose se comprar da China) e IDS

#3 ·
Mas com alguns desses kits, eles só funcionarão com o Win 7 e se você definir a data antes de agosto de 2012. Não me pergunte como eu sei disso, mas eu sei...

#4 ·
Se você quiser ir além da leitura e limpeza de códigos com um dispositivo OBD2 genérico, precisará de software E hardware específicos da Jaguar.

O software é JLR SDD (Jaguar Land Rover Symptom Driven Diagnostics). Este é facilmente encontrado no fórum. Existem, no entanto, muitas versões. Você precisará pesquisar para encontrar a versão correta para o seu veículo.

O hardware é um cabo (também conhecido como Mongoose/Mangoose) que conecta a porta OBD2 no veículo ao laptop executando JLR SDD via um conector USB.

E você precisa de um computador laptop adequado (com o sistema operacional correto).

A configuração de tudo isso do zero (ou seja, sem conhecimento) é menos do que direta. Levei 3 laptops e um ano e inúmeras versões do JLR SDD e vários sistemas operacionais antes de descobrir. No entanto, já fiz isso duas vezes e tenho uma boa compreensão de como construir um sistema funcional (menos sobre o que ele realmente faz).

Há muitos bons conselhos neste fórum (embora, novamente, possa levar algum tempo para se orientar nele).

Para começar, veja;

http://www.jaguarforum.com/showthread.php?t=69105

Para minhas provações e tribulações, veja;

http://www.jaguarforum.com/showthread.php?t=92013&highlight=mongoose

#5 ·
Mmm. Comprei o Mangoose, veio com 3 versões de software. Vou comprar um laptop barato nas próximas semanas e estou pensando em ir com o Win7. Um projeto interessante para o inverno, talvez? ;)

#6 ·
Cuidado com um vírus no software que eles fornecem, é melhor baixar uma versão do fórum, estou executando v131 em um panasonic toughbook com xp pro e v138 em um dell 1090 com windows 7

#9 ·
E eu (acidentalmente) comprei a opção PRO que custa um ou dois de cobre a mais! Não faço ideia do que ela faz a mais, se é que faz alguma coisa ;)

#10 ·
Sem problemas, não sei qual é a diferença, mas acho que a maioria dos membros recebe a versão pro, não tenho certeza, mas acho que há um driver diferente, também acredito que qualquer versão após 138 não fará programação offline, apenas online, o que significa uma assinatura cara do Topix, tenho certeza de que alguém saberá mais

#11 ·
A minha versão veio com um sinal "Topix".

Existem muitas maneiras de executar este software, dependendo das suas capacidades.

Uma cópia "Virtual" do XP Professional é a melhor escolha, mas o Win 7 está tão próximo do Vista/XP Pro que o executará. Versão de 32 bits, no entanto.

O seu laptop nunca deve ser conectado à internet depois de ligado. Não para atualizações de software, nada. Como um laptop "stand alone", ele não precisará de um pacote A/V.

Como eu disse anteriormente, desde que a data seja definida antes de agosto de 2012 (não faço ideia do porquê disso), a minha versão funciona bem. Mas, independentemente do processador, é uma conexão muito lenta de 2001. Portanto, certifique-se de que ele tenha uma bateria decente ou uma alimentação de rede, caso contrário, ele ficará sem energia antes de baixar os dados. Estou falando de 10-15 minutos sentado assistindo a uma barra de download, assim como o Win 95 costumava ser em Pentium 90...

A minha "arma de escolha" é um velho IBM com um Pentium 1.83Ghz duplo, não um processador core com 4 gigas de ram. O que eu usava antes era um Dell de núcleo único. Isso não era mais lento, mas a bateria era mais cara para comprar do que o laptop valia.

O Win XP Pro é o software preferido. Ou uma área de trabalho virtual em qualquer outro pacote deve funcionar. Também o Win 7 Home fará o truque. O Win 8 e 8.1 ficarão confusos, o Win 10, ainda não tentei... Mas é só para isso que uso esse laptop. Nada mais.