Jaguar Forum banner

Onde fica o medidor de temperatura do motor num XF 2.2D?

44K views 58 replies 14 participants last post by  GeoffR  
#1 ·
Tenho procurado no sistema, mas não consigo encontrar? Está lá mesmo?

#2 ·
Olá, não sei de nenhum XF que tenha um medidor de temperatura, acho que eles são redundantes na maioria dos carros agora, eles dependem da ECU para acionar um aviso. Phil

#5 ·
Acho que são redundantes na maioria dos carros agora, eles dependem da ECU para acionar um aviso. Phil
Como engenheiro, devo discordar de você, o conhecimento da temperatura do motor é essencial para evitar danos. Só porque a grande maioria das pessoas não sabe como usar a informação não é motivo para removê-la. Da mesma forma, a vareta de óleo.

#3 ·
Os Jaguars não têm mais medidores de temperatura. Na verdade, já faz um tempo.

Se você quiser obter esse tipo de informação antes que o carro realmente superaqueça, você precisa comprar um leitor OBDII sem fio que se conectará ao seu telefone.

#10 ·
Eu não me importo que os sinais do remetente sejam suavizados, tive alguns carros anos atrás em que o medidor de gasolina alterava toda vez que você freava ou fazia uma curva! Phil
Todos nós já tivemos esses carros (qualquer um que seja velho o suficiente e eu tenho apenas 42 anos.) Eu estava realmente respondendo ao comentário de GeoffR. Hoje em dia, tudo o que o medidor realmente diz é quando não está mais frio e quando está superaquecendo. É tão suavizado que não tem utilidade real. As pessoas querem um carro que fique em uma temperatura estável durante todo o ciclo de condução, então é isso que o medidor mostra. Sem flutuações quando o termostato abre, fecha ou fica em marcha lenta o suficiente para ligar a ventoinha, etc.

Toda a mesma informação pode ser facilmente decifrada sem um medidor. Nos primeiros 5 minutos está frio. Então, se o aviso desligar, está superaquecendo.

Mas parece bom.

#13 ·
A vareta de óleo é bastante inútil hoje em dia. Você pode verificar o óleo a qualquer momento que quiser no painel e ele aparece com um aviso se você precisar adicionar 1 litro, em vez dos velhos tempos, quando você recebia um aviso (se não o tivesse verificado manualmente, como a maioria das pessoas não fazia) quando estava tão baixo que a pressão havia caído e estava causando danos.

A temperatura, por outro lado, eu gosto de saber o quão aquecido o motor está. Se o termostato falhar (substituí o da merc devido ao aquecimento ruim), não terei ideia. Pior, é improvável que seja encontrado em uma revisão e pode passar despercebido por anos.

Superaquecimento, estou menos preocupado, pois você ainda receberá um aviso. Embora ainda fosse melhor ver isso chegando.

#14 ·
A vareta de óleo é bastante inútil hoje em dia. Você pode verificar o óleo a qualquer momento no painel e ele aparece com um aviso se você precisar adicionar 1l, em vez dos velhos tempos, quando você recebia um aviso (se não tivesse verificado manualmente, como a maioria das pessoas não fazia) quando estava tão baixo que a pressão havia caído e estava causando danos.
Sem uma vareta, você está completamente preso se o sensor falhar. Uma boa prática de engenharia seria ter um medidor e uma vareta. Observe também que, a menos que você tenha uma vareta, não poderá ver o estado do óleo ou se ele está contaminado.

#19 ·
Eu não acho que conseguiria identificar óleo contaminado olhando para um vestígio na vareta. Sim, você está à mercê do sensor, mas, por outro lado, ele é monitorado continuamente. Meu '05 merc não tinha vareta, então não é um jag ou algo novo. Mas, claro, ambos seriam melhores.

#20 ·
Acho que não conseguiria identificar óleo contaminado olhando para um vestígio na vareta. Sim, você está à mercê do sensor, mas, por outro lado, ele é monitorado continuamente. Meu '05 merc não tinha vareta, então não é um jag ou algo novo. Mas, claro, ambos seriam melhores.
É contaminação com diesel que estou procurando, você pode sentir o cheiro do diesel na vareta se ele estiver presente, você só precisa explicar aos vizinhos por que está ali cheirando uma vareta. Phil

#26 ·
Quão difícil teria sido para a Jaguar incluir uma página no ecrã de navegação mostrando todos aqueles valores que gostamos de ver? Não entendo por que eles omitem informações vitais. Eu tinha um Alfa Romeo que não aquecia muito rápido e perdia temperatura quando andava a baixas velocidades. Sem o medidor, eu nunca teria notado o problema. Acho que tenho que comprar um dongle ODBII para o iPhone e executar o aplicativo Torque.

#30 ·
Suponho que eles não vejam que seu mercado-alvo estaria tão envolvido em seus carros ou interessado em saber a informação.
Eu uso algo semelhante. Eles também podem gravar automaticamente seu 0-60 e fornecer muito mais informações em tempo real do que qualquer mostrador jamais forneceria. Coisas como voltagem da bateria, g's, HP atual, torque, etc.

#32 ·
Para ser honesto, não acho que a falta dessa informação impediria ou está impedindo os fanáticos por carros de comprar esses carros. Sou um fanático por carros e sabia que os Jaguars não tinham os medidores, etc., antes de comprar, então apenas consegui o que precisava para resolver isso. Qualquer pessoa que descarte os carros Jaguar por causa da falta de medidores não está realmente interessada em seus carros, porque, no que me diz respeito, eles são alguns dos melhores carros com desempenho em suas classes.
Mesmo que os Jags tivessem as informações visíveis, eu teria comprado o leitor de qualquer maneira para ver mais profundamente os sistemas, pois gosto de saber o que está acontecendo no meu motor e além.

#33 ·
Para ser honesto, não acho que a falta dessa informação esteja impedindo ou impedirá os fanáticos por carros de comprar esses carros. Sou um fanático por carros e sabia que os Jaguars não tinham os medidores, etc., antes de comprar, então apenas consegui o que precisava para resolver isso. Qualquer pessoa que descarte os carros Jaguar por falta de medidores não está realmente interessada em seus carros, porque, no que me diz respeito, eles são alguns dos melhores carros com desempenho em suas classes.
Mesmo que os Jags tivessem as informações visíveis, eu teria comprado o leitor de qualquer maneira para ver mais profundamente os sistemas, pois gosto de saber o que está acontecendo no meu motor e além.
Olá, como você diz corretamente acima, embora eu imagine que haja muitos motoristas que não entenderiam o que os medidores estão dizendo a eles de qualquer maneira. Phil

#34 ·
Eu prometi que postaria meus resultados com o dongle OBD2 Aliexpress barato (https://www.aliexpress.com/item/100...t-Bluetooth-Work-On-Android-IOS-OBD-as-elm327-OBDII-Diagnostic/32799179200.html). Ele funciona mais ou menos no meu XF 2.2 Diesel. Ele fornece uma série de medidores e leituras. Alguns corretos como a temperatura do motor, velocidade, RPM, alguns errados como o consumo de combustível. O aplicativo não permite muita personalização para corrigir isso. Uma coisa muito irritante é que o aplicativo dará um erro quando o motor for parado pelo sistema start-stop. Ele só continuará depois que você limpar a mensagem de erro. O que me chamou a atenção é a diferença de velocidade entre o mostrador e o aplicativo. O aplicativo lê a velocidade real, que é muito próxima da velocidade GPS medida. Os mostradores e o controle de cruzeiro indicam aproximadamente 6% a mais. Eu gostaria que eles também estivessem corretos. Isso é algo que o revendedor pode consertar? Além disso, a temperatura do meu motor não passa de 82 C durante a condução normal. Isso é normal para um Jaguar Diesel? Meu carro anterior era em torno de 90 graus.

#35 ·
Interessante sobre a velocidade. Você imaginaria que o cluster relata o que o computador diz, afinal, o cluster é apenas uma leitura do computador baseada nos mesmos dados. Então, se houver uma discrepância, eu pensaria que ela é deliberadamente programada no software. As pessoas geralmente dirigem com a expectativa de que o velocímetro marque a mais (então andamos a '80' sabendo que na verdade são cerca de 76, pois era assim que os mostradores mecânicos antigos funcionavam. Parece-me que eles podem chegar bem perto de 100% hoje em dia, então, para proteger o motorista, eles estão simulando as antigas imprecisões mecânicas!

#36 ·
Interessante sobre a velocidade. Você imaginaria que o cluster relata o que o computador diz, afinal, o cluster é apenas uma leitura do computador baseada nos mesmos dados. Então, se houver uma discrepância, eu pensaria que ela é deliberadamente programada no software. As pessoas geralmente dirigem com a expectativa de que o velocímetro superestime (então andamos a '80' sabendo que na verdade é cerca de 76, pois é assim que os mostradores mecânicos antigos funcionavam. Para mim, parece que eles podem chegar perto de 100% hoje em dia, então, para proteger o motorista, eles estão simulando as antigas imprecisões mecânicas!
Lembre-se também que um velocímetro pode superestimar em 10%, mas não pode subestimar. Se você estivesse projetando este sistema, você não o faria superestimar em aproximadamente 5%!

#39 ·
Acho que o que GeoffR está dizendo, Daniel, é que ele quer um velocímetro que diga a verdade. É certamente o que eu gostaria. Meu s-type tdv6 estava apenas cerca de 2 mph acima em qualquer velocidade acima de 40 mph e abaixo disso era bastante preciso. Meu velocímetro xfs é tão impreciso quanto todos os outros.

#40 ·
O problema é que, como Daniel350 aponta, a única maneira de saber a verdade 100% em tempo real é instalar um velocímetro GPS. O carro só pode dizer quantas revoluções da roda ocorreram. O desgaste dos pneus resulta em +/- 6,4 mm do diâmetro e, portanto, da distância percorrida por revolução da roda, além das pressões e temperaturas dos pneus e imagino que o diâmetro geral do pneu seja provavelmente um pouco variável também - e quanto às diferenças gerais entre rodas de 18, 19 e 20 polegadas, mesmo com o pneu apropriado instalado? Portanto, não há uma maneira prática (a menos que você esteja preparado para ter seu velocímetro recalibrado todos os meses) de ter esse nível de precisão. Como a leitura excessiva é legalmente aceitável e significa que você está imune até mesmo à polícia mais zelosa, eles consideram um fator de leitura excessiva deliberado. Se você quer 100%, conecte um velocímetro GPS - muito melhor (e mais preciso) do que um cartão de calibração.

#45 ·
Então, resume-se aos custos dos fabricantes e a eles tomarem o caminho mais barato. Eu sei tudo isso. Eles não instalam velocímetros precisos porque não precisam.
Isso certamente costumava ser o caso com as configurações antigas de cabos e engrenagens, mas agora? Os sensores de velocidade precisam ser muito precisos para coisas como ABS e ESP, então não há custo adicional para o lado do velocímetro - o computador sabe exatamente a que velocidade cada roda está girando. Essa informação é passada para o painel e o painel, sendo outro computador básico, pode traduzi-la e exibi-la com 100% de precisão. Sem implicações de custo. Esta é uma decisão deliberada com o cliente em mente. A maioria das pessoas não é apaixonada por carros e não está ciente de que seus velocímetros são imprecisos e se acostumaram com a ideia de que podem andar a uma velocidade indicada de 80. Claro, todos nós sabemos que isso é em torno de 73-75, e é por isso que a polícia não processa, mas somos a minoria, a maioria está feliz em sua ignorância e, para ser honesto, eu também. De repente, dê a todos eles um velocímetro 100% preciso e todos receberão multas. Eu sei que posso andar por uma zona de 50 com um indicado 55, progredir no trânsito e não correr o risco de ser processado. Agora, na verdade, eu também sei que as câmeras também permitem um pouco, então possivelmente um indicado 60 estaria ok, mas toda vez que eu tiro um pouco mais da tolerância, me aproximo do território de processo, então eu reduzo meus níveis de ansiedade e relaxo. Então eu tenho que perguntar, por que nos importamos? Eu sabia que meu velocímetro merc mostrava 75 a 70. Tudo o que consegui com esse conhecimento foi ficar frustrado preso atrás de pessoas dirigindo a um indicado 70. Estamos discutindo aqui sobre 5 ou 6 mph a 70+. Permitindo o tráfego, estamos falando de menos de 5 minutos de progresso em uma viagem de 4 horas. É insignificante. Nós realmente nos importamos? E para aqueles que realmente se importam, bem, todo celular e tomtom tem um velocímetro baseado em GPS hoje em dia. Dirija a 70 reais, olhe para a leitura do painel e então você sabe onde está seu limite 'real'. É simples assim.

#43 ·
Se bem me lembro, a JLR definiu todos os velocímetros para ler 5% mais 2 mph (3 km/h) otimistas.
Em teoria, esta sobreleitura pode ser removida ajustando o CCF usando o SDD.
Eu mandei remover no meu antigo XFR, mas não funcionou totalmente, apenas os 3 km/h extras desapareceram, mas os 5% permaneceram.
Concordo com o GeoffR, eu preferia ter um velocímetro preciso do que um que eu sei que é excessivamente otimista, no F-Type eu fico um pouco farto de ter que fazer constantemente um cálculo mental para descobrir a minha velocidade real em oposição ao que o velocímetro está lendo.
Eu acho que a maioria dos motoristas em Adelaide tem "fobia de velocidade" e eles ficam precisamente no limite de velocidade indicado pelo seu velocímetro, e eles obviamente não têm ideia de que sua velocidade real é significativamente menor do que o que o velocímetro diz. Isso pode ser muito irritante às vezes, como em uma estrada de duas faixas livre onde um par desses idiotas fica exatamente lado a lado a 10 km/h abaixo do limite de velocidade já dolorosamente baixo.

#44 ·
Olá a todos

Por que a Jag pagaria menos por um velocímetro impreciso? De acordo com OzJagXFS, eles os definem ativamente para 5% de diferença, pois está no meio dos limites que lhes são fornecidos por lei. Se você fabrica algo, por que o definiria ativamente para ficar no final de um conjunto de limites e não no meio?

GeoffR, como B2, tenho certeza de que você está ciente de que os sistemas Pitot/Estáticos ainda são o principal fator de velocidade com uma correção GPS. Você está bem ciente dos custos envolvidos nesses sistemas. É isso que você está buscando com os custos associados? Um 737 Classic E e E bay total vale cerca de 1 ou 2 das caixas em um Max ou NEO, então, obviamente, o XF de £150k é um custo aceitável para você.

Na verdade, tudo se resume ao meu primeiro ponto. Se você tem limites de 0% de sub-leitura e 10% de sobre-leitura, por que você forçaria contra um dos limites e não iria para o meio! Se eles visam 5% mais 3 km/h, então 6% parece que eles estão 100% na meta do fabricante!

#48 ·
GeoffR como B2, tenho certeza de que você está ciente de que os sistemas Pitot/Estáticos ainda são o principal fator para a velocidade com uma correção GPS. Você está bem ciente dos custos envolvidos nesses sistemas. É isso que você está buscando com os custos associados? Um 737 Classic E e E bay total vale cerca de 1 ou 2 das caixas em um Max ou NEO, então obviamente o XF de £150k é um custo aceitável para você.
Como B2, também estou bem ciente de que o sistema Pitot/Estático mede a velocidade do ar, necessária por razões aerodinâmicas, e o GPS mede a velocidade em relação ao solo, que os passageiros gostam porque lhes diz quanto tempo levará para chegar lá. Os erros inerentes a esses sistemas são agora bastante pequenos e aceitáveis.

Eu não conheço um sistema Pitot/Estático que seja "corrigido" por GPS porque a velocidade indicada é tão vital para saber o que a asa está fazendo. O que você pode ter é uma correção, com base nos dados de altitude do GPS para obter a Velocidade Aerodinâmica Verdadeira (TAS), mas é a IAS que aparece no ASI do piloto. Não vamos entrar em erro de posição aqui.

Nada disso é relevante neste caso porque os erros entre a velocidade da roda e a velocidade em relação ao solo do GPS são, em comparação, mínimos. Na grande maioria dos casos, a média das velocidades das rodas estará muito próxima da velocidade real em relação ao solo, certamente muito mais próxima de -0% +10%. Como outros apontaram, o erro, em um carro moderno, é quase inteiramente introduzido artificialmente. Portanto, dar ao XF um erro de velocímetro de, digamos, +2 MPH a 70 deve ser neutro em termos de custo, porque eles não estariam adicionando artificialmente 5% +3 KPH em software. Como engenheiro, acho a ideia de um erro deliberado de 10% inaceitável. Além disso, considere que meu Saab, que custou menos que um XF em 2011, tem um erro em relação a um GPS de +1 MPH a 30 e +2MPH a 70, o que considero aceitável, mas apenas porque conheço a magnitude do erro. Na verdade, ficaria satisfeito se a JLR simplesmente publicasse o fato de que seus velocímetros superestimam em 5% +3KPH e se outros fabricantes fossem obrigados a fazer o mesmo.

Enquanto isso, direi a você que o Saab 9-5 tinha a capacidade de calibrar o velocímetro para corresponder às rodas e pneus instalados, se você quisesse maior precisão, poderia calibrar para um pneu mais estreito, do mesmo diâmetro da roda e relação de aspecto. Assim, se você tivesse pneus 235/45R17, a calibração para pneus 225/45R17 dava um erro de cerca de +1 MPH a 70.

#46 ·
Eu tinha um tipo X que sobrelia a quilometragem. O sistema de navegação dizia 4,5 milhas, mas o carro dizia que tinha percorrido 4,9. Levei-o de volta ao concessionário várias vezes, que voltou com o habitual 'nenhum problema encontrado' e finalmente disse 'Tough', mas muito gentilmente. A minha preocupação era que os intervalos de serviço pudessem ser reduzidos desnecessariamente, mas pronto. O meu XF parece ter um velocímetro bastante preciso, porque sempre que passo por uma daquelas coisas que lhe dizem a sua velocidade, parece corresponder muito de perto.

#47 ·
Olá, eu tenho uma dash cam Nextbase 512G e o ecrã mostra sempre 5 mph a menos do que o velocímetro, qualquer que seja a velocidade que eu esteja a fazer. Phil

#51 ·
Algum de vocês realmente abriu o console? O ponteiro do velocímetro é simplesmente empurrado para o eixo do motor. Ele não tem nenhum ponto de chave para travá-lo no lugar, então ele pode ser movido. Isso por si só remove qualquer chance de precisão.

#52 ·
Algum de vocês realmente abriu o console? O ponteiro do velocímetro é apenas empurrado para o eixo do motor. Ele não tem nenhum ponto de fixação para travá-lo no lugar, então ele pode ser movido. Isso por si só remove qualquer chance de precisão.
Já se passaram dois anos e meio desde que me desfiz do meu XF, então posso estar enganado, mas não existe uma opção para exibir a velocidade digitalmente entre o tacômetro e o velocímetro? Se sim, eu acho que isso poderia ser preciso.